sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Aliança é um Compromisso!

Aliança é o símbolo de um compromisso de alto nível. Quando se coloca uma aliança significa que tem-se um compromisso mútuo de cumplicidade, confiança, companheirismo e amor. Mas esse amor se for apenas um "amoreco" não resistirá a seriedade desse compromisso. Precisa ser mais que sentimento. É preciso que seja um amor de "DECISÃO".
Existem hoje em nossa cultura, no mínimo 3 tipos de alianças significando compromisso entre homens e mulheres. Também é verdade que existem outros tipos de relacionamentos que usam-se da aliança, porém não é o assunto desse artigo.


Curiosidades sobre o uso da aliança

Em 800 a.C., o uso da aliança de casamento foi difundido entre os  os gregos, e depois entre os romanos, vindo de um costume hindu de usar um anel para simbolizar o casamento. O anel imantado usado no dedo anelar da mão esquerda podia atrair o coração, isso pelo fato de se acreditar que neste dedo existia uma veia ligada diretamente ao coração. Na Grécia,  as alianças de noivado e casamento eram usadas como selos e símbolos de posse e fortuna. Alguns deles serviam de chaves para os quartos onde os bens de um homem eram armazenados. No casamento, cópias delas eram dadas para as noivas, criando-se o costume de dar à esposa um anel. Sendo que esse não era dado na cerimônia, mas depois que a mulher fosse erguida sobre a entrada da casa. Presenteá-la com a chave demonstrava confiança e era um amuleto que reforçava que dali em diante eles dividiriam todas as suas posses. No início a aliança era tida como um certificado de propriedade da noiva, ou de compra da noiva, indicando que ela não estava mais apta a outros pretendentes. A partir do século IX a igreja cristã adotou a aliança como um símbolo de união e fidelidade entre casais cristãos. Fonte: Revista Decifra-me

Em se tratando, então, alianças representando compromissos afetivos, temos:
  • Aliança de compromisso (Prata ou Inox)
Esse tipo de aliança serve para demostrar que um homem tem um compromisso com uma mulher. Mostra que ele está disposto a praticar fidelidade, respeito, amizade, cumplicidade com sua "NAMORADA" e a mulher por sua vez, também pretende assumir esses princípios para com o seu "NAMORADO". É um período maravilhoso, onde os dois se conhecem, estão apaixonados, na maioria das vezes, se divertem, passeiam, curtem a presença um do outro.

O namoro, na opinião de vários especialistas em relacionamentos e sociólogos, é uma etapa na vida de um casal de muita relevância, pois nessa fase é um bom momento para se saber as qualidades e defeitos da pessoa com quem você está construindo um vínculo sentimental. Vínculo esse que poderá se estender para uma vida inteira. É aqui a fase de escolha, é a fase de conhecer seus acertos e falhas e conhecer também os dele(a).
No namoro é que acontecem aqueles momentos inesquecíveis, momentos que ao serem trazidos a memória, causam suspiros, saudades, fazem nossa imaginação frutificar e muito. Momentos como um passeio na praça pra tomar sorvete, como andar na chuva de mãos dadas numa tarde de verão, ir ao cinema e não dar nenhuma importância para o filme, passear no shopping. 
Momentos como a espera da pessoa querida para um jantar e quando ela chega a sua frente, sua perna treme, seu coração palpita até a garganta, o cheiro do perfume invade até a sua alma te fazendo delirar. 

Oh! o namoro. Conversas de 2 a 3 horas no telefone, mesmo depois de terem passado horas juntos. "Fala sério!!!" Namorar é muito bom! O tempo não tem dimensão, pelo contrário, as vezes parece curto demais. Enfim esse tipo de aliança demostra que você não quer que outras pessoas flertem com você e com seu namorado ou sua namorada. É uma forma de exteriorizar que você está decidido(a) para aquela faze da sua vida.
  • Aliança de noivado ou anel de noivado(Ouro ou um anel "Solitário")
Aliança que reafirma tudo o que foi conquistado no namoro e declara para a sociedade que você tomou uma decisão muito séria em sua vida. "Vou construir minha família com uma pessoa que amo e não preciso de nenhuma outra pessoa para isso!!! Acabei com a minha fase de escolhas. Já decidi!!!" 
Essa fase é ainda melhor que a fase do namoro. Aqui é que começam, de fato, as conquistas a dois. Aqui se aumenta a intimidade e toda a cumplicidade, o companheirismo, o respeito e a fidelidade construídos no namoro, agora recebem o sabor maravilhoso das conquistas. A compra do primeiro veículo juntos, os presentes para o casamento, primeiras xícaras, roupas de cama do futuro lar, a compra da casa, os preparativos para o grande dia, a alegria dos amigos e parentes pela sua decisão. Tudo isso é maravilhoso. Te valoriza como ser humano. Juntamente, no mesmo pacote, vem também o medo de falhar, de errar, o "friulzinho" na barriga. Um conselho, de maneira nenhuma isso pode te fazer retroceder, pelo contrário, é um momento de autoafirmação das suas intenções e sonhos para o seu futuro e do(a) seu companheiro(a). 
Vamos entender melhor. Fazendo uma alegoria com a construção de uma ponte. O que é preciso para construir uma ponte e passar para o outro lado?
Primeiro: fase de análise e projeto. (Namoro)
Segundo: a compra dos materiais e a contratação dos profissionais. (Noivado)
Terceiro: início, conclusão e inauguração. (Dia do casamento e Lua-de-mel)
Quarto e último: Utilização e manutenções periódicas. (Vida do casal)
O noivado é a segunda fase. A fase de análise e projeto já ficaram pra trás (namoro). E agora é avançar para a construção e utilização dessa ponte, enfim o Casamento.

  • Aliança de casamento(Ouro):
O por que da aliança de ouro?

Porque é um metal nobre e valiosíssimo. 
Para se ter o ouro purificado é um processo que se leva tempo e também esforço. Primeiro vem a escavação, depois vem a lavagem, purificação com fogo e enfim a modelagem de um material que será a matéria prima para uma diversidade de itens fabricados. Como por exemplo: jóias, ferramentas, etc...
A aliança de casamento nos leva para aquela que é a mais linda e valiosa de todas as fases e também a mais difícil. Custa-se caro manter um bom casamento, assim como o ouro é caro. É preciso uma lavagem de pré-conceitos e costumes como também o ouro é lavado. Muitas vezes é necessário o fogo constante para a purificação da união, assim como o ouro é purificado, para no fim se chegar ao modelo que será de matéria prima para uma diversidade de outras coisas. Como filhos, amigos, etc...


Eu te disse tudo isso pra te dizer que Jesus é o Deus de alianças. Ele ama fazer aliança com aqueles que acreditam nEle. Tanto ama fazer alianças que fez uma eterna com o Seu próprio sangue. 
Jesus te ama!
Busque conhecê-lO!
Faça uma aliança de amor eterna com Ele e observe Ele transformar seus relacionamentos, seja em qual fase estiver o seu relacionamento.
Com carinho e respeito,
Alex Willian - Helper
Mais curiosidades sobre o uso da aliança
Os Chineses têm uma explicação muito bonita: Usamos a aliança no quarto dedo porque é impossível separar uma mão da outra quando estão ligadas pelo quarto dedo. Assim é a união do casal. Eles acreditavam que cada dedo da mão representa um membro da família: Polegar – representa os pais; Indicador – representa os irmãos; Médio – representa você mesmo; Anular – representa seu companheiro; Mínimo – representa os filhos. Assista o vídeo abaixo, é bem rapidinho e vale muito a pena.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Ansiedade! Bênção ou Maldição???



Olá, pessoas do Bem!!!
Após assistir "Ansiosos pela Presença de Deus" do pr. Antônio Cirilo  e estar preocupado com a sua vida, decidi postar minhas opiniões sobre a Ansiedade.
Na wikipédia encontramos um significado explicativo sobre a ansiedade que diz:

Ansiedadeânsia ou nervosismo é uma característica biológica do ser humano, que antecede momentos de perigo real ou imaginário, marcada por sensações corporais desagradáveis, tais como uma sensação de vazio no estômagocoração batendo rápido, medo intenso, aperto no tóraxtranspiração etc.

Já li vários livros que continham esse assunto. Livros dos prs. Silmar Coelho, Josué Gonçalves, Silas Malafaia, entre outros. Homens letrados e graduados, tanto com títulos de doutores, como na experiência profissional e ministerial. 
Meu pastor, reverendo Antônio de Oliveira, já ensinou bastante sobre isso. Já estive presente também, em diversos estudos sobre esse assunto, com pessoas idôneas e queridas, como o reverendo Sílvio Cabeceira, Profeta Marcelo Werle, pr. Marcelo de Souza e mais alguns queridos professores e amigos. 

Ansiedade é um assunto, muitas vezes, "marginalizado" demais, e em outras vezes "supervalorizado".
O que não podemos é negligenciar sobre a ansiedade, seus sintomas, causas e consequências. 
Concordo quando o pr. Antônio Cirilo diz, em seu estudo, que todo ser humano tem sua ansiedade e que cada um no seu devido grau. Por isso, quero dizer a você, querido leitor e leitora, que para tudo existe um tempo determinado para todas as coisas. A sua ansiedade não vai acelerar as coisas para você. Então não adianta roer a unha, pois isso gerará problemas no seu estômago e deixarão os seus dedos com uma aparência nada agradável. Não adianta também, comer, e comer, e comer, pois você irá engordar e poderá prejudicar a sua autoestima. Não adianta também sair contando tudo pra todos, pois as pessoas que ouvirem, podem não entedê-lo ou entendê-la, e ainda pior, podem fazer-te mal. O rev. Antônio de Oliveira, conta em seus ensinamentos, algo interessante sobre isso. Ele conta que sobreveio-lhe uma grande oportunidade para comprar um terreno. O terreno era um bom investimento, em um local que valorizaria muito mais tarde. Decidiu consultar um "amigo", onde esse desencorajou-o, fazendo desistir da aquisição. Pois, não é que esse "amigo" comprou o terreno na frente dele?!
Isso é para exemplificar que a ansiedade pode prejudicá-lo ou prejudicá-la em muito se você não souber direcionar as suas forças e intenções. 
A ansiedade é, em muitas vezes, a causa da depressão e de outras doenças desse século.

Para controlá-la, existem diversas formas, como: o uso de medicamentos; visitas a um psicólogo; ou a prática de esportes e/ou exercícios físicos.
Leia um trecho tirado da postagem do Blog Corpo Saun.

Os exercícios físicos são antidepressivos naturais. Isso porque, quando praticado, libera duas substâncias químicas que causam um estado de bem-estar: o cortisol e as endorfinas.

Exercício físico e/ou prática de esportes melhora, em muito, a sua vida. 
Essa prática, que seja de apenas 20 minutos diários,  lhe dará muito mais alegria de viver.
Thomas Lee Osborn praticava todas as manhãs, com sua esposa, o seu hobbie favorito. A prática do Tênis.
Outra coisa que devemos nos atentar para vencer a ansiedade, está em controlar nossos pensamentos.
Gosto muito, de uma palavra do pr. e dr. Silmar Coelho. Ele diz que "devemos direcionar nossas forças para grandes coisas".
A ansiedade quando direcionada para o caminho errado, se torna em maldição pra você. Porém quando ela é direcionada no Caminho certo, tudo lhe vai muito bem. 
Qual é o caminho certo???
Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida!!! Ele é o único Caminho.
Quer que sua ansiedade seja bênção?
Então em tudo quanto fizerdes, faça para a Glória de Deus. Consulte a Deus. Confie nEle e serão estabelecidos os desejos do seu coração. Pois tudo o que pedirdes, em meu nome, o Pai lhes concederá - disse Jesus!!!
A sua ansiedade nunca desaparecerá, mas você terá o poder de controlá-la se quiser. Pois o autocontrole é para todo aquele que confia em DEUS e entrega os seus caminhos para Ele!!!
DEUS nos abençoe com toda paz, confiança, fé e perseverança!!!
Com carinho,
Alex Willian

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Amar sem ser amado!!!

Quem aqui gostaria de ser amado ou amada? 

A resposta poderia ser um sonoro EUUUUUUUUUUU!!!! 
Não sou um antropólogo para afirmar isso que vou dizer agora, nem tão pouco sou uma pessoa com 80 anos de experiência de vida para ter respaldo de vivência. Sou apenas um jovem que já errou muito e tem sofrido grandes quedas por consequências desses erros. Mas hoje quero compartilhar com vocês um aprendizado da vida!
Cresci ouvindo que precisava fazer as pessoas felizes e precisava ser feliz. A televisão, cinema, rádio e outros meios de comunicação me mostraram muita coisa boa. Como por exemplo: o Lex Lutor sempre se dava mal no final; o super-homem era o "cara", além de voar, ser forte o bastante para atravessar paredes, torcer o aço, como se torce uma borracha, entre outras coisas... a melhor de tudo era que ele tinha a Lois Laine. Quem nunca quis ter uma Lois Lane ou que garota não queria um cara alto, bonitão, fortão e que as levassem para as nuvens??? (risos) Sem demagogia ou perversidade no comentário. Voltando ao super-homem, ele tinha tudo de positivo, porém tinha fraqueza a kryptonita. A kryptonita além de acabar com os super-poderes do "homem de aço", também aos poucos iria matando o herói.
Quero chamar a sua atenção a isso. Todos nós temos uma "KRYPTONITA" ou até várias, porém temos o maior antídoto de todos. O sangue de JESUS, que nos liberta, nos limpa, nos fortalece e nos faz voar alto, como águia nos céu.
Hoje o meu herói, não é aquele que veio voando numa espaçonave de uma galáxia que estava sendo destruída.  O meu Herói é aquEle que virá no céu e todo olho verá; que nasceu de uma mulher; sofreu as mesmas aflições que eu; tinha "super-poderes", mas não usou para benefício próprio; deu a Sua vida por completo!!! Até o ponto de não ter mais sangue no corpo!!! 
Sabe o por que que Ele fez isso???

POR AMAR SEM SER AMADO!!!

Quer saber como Ele conseguiu fazer isso? 

ELE É FILHO DO AMOR - Colossenses 1:13;

Jesus é a Essência do AMOR de Deus! O amor corria em suas veias! Por isso Ele demostrou tanto amor!!!

Por isso, se você é uma pessoa que quer fazer alguém feliz e quer ser feliz, faça como Jesus, ame sem ser amado se for preciso. Pois o verdadeiro amor... 

é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.

Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.

O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.

Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

O amor nunca perece; 

1 Coríntios 13:4-8



Só podemos dar aquilo que temos. Se você quer ser amado, então AME!!! Se você quer amar, precisa ter Jesus no seu coração!!!


Quer ser feliz???


Então aprenda com Jesus. Muitas vezes você precisará "amar sem ser amado". E isso só será possível se você convidar Jesus para morar dentro do seu coração e deixá-lo conduzir os seus passos.

Já ouviu falar de Robô de Investimentos?

Já ouviu falar em Robô de Investimentos? O que mais se tem visto nos últimos dias é uma busca desenfreada por fazer riqueza a qua...