Aliança é o símbolo de um compromisso de alto nível. Quando se coloca uma aliança significa que tem-se um compromisso mútuo de cumplicidade, confiança, companheirismo e amor. Mas esse amor se for apenas um "amoreco" não resistirá a seriedade desse compromisso. Precisa ser mais que sentimento. É preciso que seja um amor de "DECISÃO".
Existem hoje em nossa cultura, no mínimo 3 tipos de alianças significando compromisso entre homens e mulheres. Também é verdade que existem outros tipos de relacionamentos que usam-se da aliança, porém não é o assunto desse artigo.
Curiosidades sobre o uso da aliança
Em 800 a.C., o uso da aliança de casamento foi difundido entre os os gregos, e depois entre os romanos, vindo de um costume hindu de usar um anel para simbolizar o casamento. O anel imantado usado no dedo anelar da mão esquerda podia atrair o coração, isso pelo fato de se acreditar que neste dedo existia uma veia ligada diretamente ao coração. Na Grécia, as alianças de noivado e casamento eram usadas como selos e símbolos de posse e fortuna. Alguns deles serviam de chaves para os quartos onde os bens de um homem eram armazenados. No casamento, cópias delas eram dadas para as noivas, criando-se o costume de dar à esposa um anel. Sendo que esse não era dado na cerimônia, mas depois que a mulher fosse erguida sobre a entrada da casa. Presenteá-la com a chave demonstrava confiança e era um amuleto que reforçava que dali em diante eles dividiriam todas as suas posses. No início a aliança era tida como um certificado de propriedade da noiva, ou de compra da noiva, indicando que ela não estava mais apta a outros pretendentes. A partir do século IX a igreja cristã adotou a aliança como um símbolo de união e fidelidade entre casais cristãos. Fonte: Revista Decifra-me
Em se tratando, então, alianças representando compromissos afetivos, temos:
Esse tipo de aliança serve para demostrar que um homem tem um compromisso com uma mulher. Mostra que ele está disposto a praticar fidelidade, respeito, amizade, cumplicidade com sua "NAMORADA" e a mulher por sua vez, também pretende assumir esses princípios para com o seu "NAMORADO". É um período maravilhoso, onde os dois se conhecem, estão apaixonados, na maioria das vezes, se divertem, passeiam, curtem a presença um do outro.
O namoro, na opinião de vários especialistas em relacionamentos e sociólogos, é uma etapa na vida de um casal de muita relevância, pois nessa fase é um bom momento para se saber as qualidades e defeitos da pessoa com quem você está construindo um vínculo sentimental. Vínculo esse que poderá se estender para uma vida inteira. É aqui a fase de escolha, é a fase de conhecer seus acertos e falhas e conhecer também os dele(a).
No namoro é que acontecem aqueles momentos inesquecíveis, momentos que ao serem trazidos a memória, causam suspiros, saudades, fazem nossa imaginação frutificar e muito. Momentos como um passeio na praça pra tomar sorvete, como andar na chuva de mãos dadas numa tarde de verão, ir ao cinema e não dar nenhuma importância para o filme, passear no shopping.
Momentos como a espera da pessoa querida para um jantar e quando ela chega a sua frente, sua perna treme, seu coração palpita até a garganta, o cheiro do perfume invade até a sua alma te fazendo delirar.
Oh! o namoro. Conversas de 2 a 3 horas no telefone, mesmo depois de terem passado horas juntos. "Fala sério!!!" Namorar é muito bom! O tempo não tem dimensão, pelo contrário, as vezes parece curto demais. Enfim esse tipo de aliança demostra que você não quer que outras pessoas flertem com você e com seu namorado ou sua namorada. É uma forma de exteriorizar que você está decidido(a) para aquela faze da sua vida.
- Aliança de noivado ou anel de noivado(Ouro ou um anel "Solitário")
Aliança que reafirma tudo o que foi conquistado no namoro e declara para a sociedade que você tomou uma decisão muito séria em sua vida. "Vou construir minha família com uma pessoa que amo e não preciso de nenhuma outra pessoa para isso!!! Acabei com a minha fase de escolhas. Já decidi!!!"
Essa fase é ainda melhor que a fase do namoro. Aqui é que começam, de fato, as conquistas a dois. Aqui se aumenta a intimidade e toda a cumplicidade, o companheirismo, o respeito e a fidelidade construídos no namoro, agora recebem o sabor maravilhoso das conquistas. A compra do primeiro veículo juntos, os presentes para o casamento, primeiras xícaras, roupas de cama do futuro lar, a compra da casa, os preparativos para o grande dia, a alegria dos amigos e parentes pela sua decisão. Tudo isso é maravilhoso. Te valoriza como ser humano. Juntamente, no mesmo pacote, vem também o medo de falhar, de errar, o "friulzinho" na barriga. Um conselho, de maneira nenhuma isso pode te fazer retroceder, pelo contrário, é um momento de autoafirmação das suas intenções e sonhos para o seu futuro e do(a) seu companheiro(a).
Vamos entender melhor. Fazendo uma alegoria com a construção de uma ponte. O que é preciso para construir uma ponte e passar para o outro lado?
Primeiro: fase de análise e projeto. (Namoro)
Segundo: a compra dos materiais e a contratação dos profissionais. (Noivado)
Terceiro: início, conclusão e inauguração. (Dia do casamento e Lua-de-mel)
Quarto e último: Utilização e manutenções periódicas. (Vida do casal)
O noivado é a segunda fase. A fase de análise e projeto já ficaram pra trás (namoro). E agora é avançar para a construção e utilização dessa ponte, enfim o Casamento.
- Aliança de casamento(Ouro):
O por que da aliança de ouro?
Porque é um metal nobre e valiosíssimo.
Para se ter o ouro purificado é um processo que se leva tempo e também esforço. Primeiro vem a escavação, depois vem a lavagem, purificação com fogo e enfim a modelagem de um material que será a matéria prima para uma diversidade de itens fabricados. Como por exemplo: jóias, ferramentas, etc...
A aliança de casamento nos leva para aquela que é a mais linda e valiosa de todas as fases e também a mais difícil. Custa-se caro manter um bom casamento, assim como o ouro é caro. É preciso uma lavagem de pré-conceitos e costumes como também o ouro é lavado. Muitas vezes é necessário o fogo constante para a purificação da união, assim como o ouro é purificado, para no fim se chegar ao modelo que será de matéria prima para uma diversidade de outras coisas. Como filhos, amigos, etc...
Eu te disse tudo isso pra te dizer que Jesus é o Deus de alianças. Ele ama fazer aliança com aqueles que acreditam nEle. Tanto ama fazer alianças que fez uma eterna com o Seu próprio sangue.
Jesus te ama!
Busque conhecê-lO!
Faça uma aliança de amor eterna com Ele e observe Ele transformar seus relacionamentos, seja em qual fase estiver o seu relacionamento.
Com carinho e respeito,
Alex Willian - Helper
Mais curiosidades sobre o uso da aliança
Os Chineses têm uma explicação muito bonita: Usamos a aliança no quarto dedo porque é impossível separar uma mão da outra quando estão ligadas pelo quarto dedo. Assim é a união do casal. Eles acreditavam que cada dedo da mão representa um membro da família: Polegar – representa os pais; Indicador – representa os irmãos; Médio – representa você mesmo; Anular – representa seu companheiro; Mínimo – representa os filhos. Assista o vídeo abaixo, é bem rapidinho e vale muito a pena.
Nenhum comentário:
Postar um comentário